Processos de esterilização
Autoclave

 Vapor saturado sob pressão: temos 03 autoclaves, 02 da marca Fabbe Primar com capacidade para 340 litros e 01 da marca CISA, com capacidade para 545 litros, microprocessada, de barreira,  vários alarmes, programas para teste de Bowie-Dick, flash, entre outros, nossas autoclaves tem filtro de vapor da marca Blaston e os elementos filtrantes são trocados a cada 06 semanas.  visite www.cisabrasile.com.br

Autoclave a vapor

Autoclave flash (Statim)

Esterilização ultra rápida (Flash sterilization): utilizado para esterilização em situações de urgência, como contaminação acidental de algum instrumental cirúrgico.
Nossa autoclave é em sistema de cassete,  da marca STATIM 5000 e o ciclo total sem embalagem é de aproximadamente de 09 minutos.
 

Statim

Sterrad

 Plasma de peróxido de hidrogênio: temos 01 STERRAD para esterilização de materiais termossensíveis, exceto para materiais derivados de celulose (tecido, madeira e papel).
O equipamento esteriliza os materiais a baixa temperatura em torno de 45° C com tempo de aproximadamente 50 a 70 minutos. O processo é totalmente seco e após o término o material está pronto para ser utilizado.

Sterrad

Protocolos
Protocolo para utilização de esterilização flash

 Plasma de peróxido de hidrogênio: temos 01 STERRAD para esterilização de materiais termossensíveis, exceto para materiais derivados de celulose (tecido, madeira e papel).
O equipamento esteriliza os materiais a baixa temperatura em torno de 45° C com tempo de aproximadamente 50 a 70 minutos. O processo é totalmente seco e após o término o material está pronto para ser utilizado.

Protocolo para  utilização da autoclave flash

Indicadores Químicos

Consistem em tiras de papel impregnadas com tinta termocrômica que mudam de cor quando expostas aos parâmetros de esterilização como tempo e temperatura.

Classe 1

 Indicadores de processo, indicam somente se o artigo passou pelo processo de esterilização, utilizamos fita zebrada em todos os pacotes acondicionados na manta de polipropileno e no campo de algodão cru.

Fita zebrada

Classe 2

 Indicadores para uso específico Teste de Bowie-Dick, avaliam a eficiência da bomba de vácuo. Fazemos o teste na 1ª carga do dia com a autoclave previamente aquecida e vazia, o pacote com o teste é colocado na parte mais fria da autoclave, acima do dreno e o ciclo é de 3,5 – 4 minutos a 134°C, omitindo a secagem, após o processo, a folha é examinada para verificar a homogeneidade na revelação.
Embora ainda utilizemos a folha teste já testamos com sucesso os pacotes pronto e o Green card e a implantação ainda não foi possível devido ao alto custo dos mesmos.  Leia mais sobre teste de Bowie-Dick

Teste de Bowie-Dick

Classe 6

 Indicador de simulação, responde a todos os parâmetros críticos do processo de esterilização. Utilizamos a cada 03 ciclos de esterilização e em todas as caixas de materiais implantáveis. Visite o site mackmedical

Indicador de integração

Indicador Físico

 Todo o ciclo de esterilização na autoclave é monitorado pelo funcionário responsável em relação ao tempo, temperatura e pressão nas diferentes fases do ciclo e o registro é realizado em impresso próprio onde além dos parâmetros é anotado a quantidade e o tipo de material que está sendo esterilizado. Na autoclave CISA as fases do processo de esterilização já saem impressa , tudo é arquivado pelo prazo mínimo de 05 anos.

Monitorização física

Indicadores biológicos

 Indicadores biológicos de 3ª geração: estes IB também são auto-contidos, a diferença para o 2ª geração está na metodologia para detectar o crescimento bacteriano. O método é baseado na interação de uma enzima, a alpha-D-glucosidase, que é associada ao esporo bacteriano, com um substrato no meio de cultura. Após a esterilização, o IB é incubado entre 1 a 3 horas a 56°C e em seguida é exposto a luz ultra violeta. Fazemos diariamente no 1° ciclo do dia e em todas as cargas que haja material implantável e na esterilização Flash.
Na esterilização por plasma de peróxido de hidrogênio (STERRAD) fazemos semanalmente utilizando 04 IBs no mesmo ciclo. Leia mais sobre indicadores biológicos

Teste químico e biológico

Incubadora attest de leitura rápida

A incubadora foi desenhada para ler a fluorescência produzida pelo indicador biológico 1291 de leitura rápida Attest e o indicador biológico 1292 de leitura rápida Attest .
A detecção de fluorescência indica uma falha no processo de esterilização.
Outros indicadores biológicos não são compatíveis e não podem ser usados nesta máquina.

Incubadora attest

Validação térmica das autoclaves e das lavadoras
Realizada por firma terceirizada, onde são realizados estudos de distribuição e penetração de calor com sensores próprios e tem por finalidade verificar se  os parâmetros do ciclo de esterilização permitem que os equipamentos trabalhem com segurança.
Terceirização do serviço de esterilização
Alguns materiais que não podem ser esterilizados na STERRAD, são encaminhados a um serviço terceirizado de esterilização por óxido de etileno. A empresa prestadora do serviço faz coleta e entrega dos materiais 3 vezes por semana, juntamente com o laudo de esterilização onde constam os testes de esterilidade e análise cromatográfica de gases residuais.