Embalagens para esterilização

Após a limpeza dos materiais é realizada uma inspeção cuidadosa dos mesmos, verificando o tipo de material e o método de esterilização a ser empregado, utilizando para tanto uma embalagem compatível com o método de esterilização.

Tecido de algodão cru duplo

Utilizado para acondicionamento de materiais de alta rotatividade no hospital como curativos, cúpulas, cuba rim e campos cirúrgicos.
O prazo de validade atualmente em nosso serviço é de 07 dias, porém estamos em estudo   para avaliação da esterilidade do material em campo de algodão por um período superior ao atualmente utilizado.
A compra e reposição dos campos desgastados pelo tempo é realizada pelo setor de lavanderia do hospital.
Norma regulamentadora: NBR 13456/96 NBR 13734/96

Campo de algodão cru

Papel grau cirúrgico

 Utilizado para acondicionamento de instrumentais avulsos e  materiais descartáveis para
esterilização em autoclaves.
Características para aquisição: filme colorido, indicador químico, seta indicadora para abertura do
pacote, gramatura de 60g/m2, sendo que as especificações devem estar de acordo com as NBR 12946/93, NBR 13386/95 e NBR 13387/95.
Adquirido na apresentação em rolo e envelopes, fechado hermeticamente com seladora rotatória
com selagem de 10mm.

Papel grau cirúrgico

Manta de polipropileno

 Manta de polipropileno
Utilizado para acondicionamento de caixas de instrumental cirúrgico e materiais pesados esterilizados em autoclaves e plasma de peróxido de hidrogênio.
Como o tecido não absorve umidade, podendo reter água utilizamos um tecido (trapo) no interior das caixas e bandejas para esta finalidade, quando esterilizado em autoclave.

Manta de polipropileno

Container

Estes sistemas são disponíveis em vários tamanhos, incorporam sistemas de filtros, são mais resistentes ao transporte e manuseio, garantem a esterilidade do material por um período maior devido a resistência da embalagem e permitem armazenar  os  materiais de acordo com cores diferentes das tampas e etiquetas.
Atualmente dispomos de somente 01 unidade, mas estamos em processo de aquisição para caixas com mais de 100 instrumentais, que constantemente tem a embalagem violada devido a manipulação associada ao peso.